O que é a Bíblia?
- Luiz Felipe
- 29 de jul.
- 4 min de leitura
O tema principal da Bíblia, suas duas principais divisões, livros específicos incluídos e por que, apesar de todas as objeções, ela ainda é a inerrante Palavra de Deus.
A Bíblia é uma coleção de 66 livros antigos, escritos por cerca de 40 autores diferentes em 3 idiomas. A Bíblia é, em última análise, a verdadeira história sobre Deus e sua criação. Ela revela como homens e mulheres foram criados à imagem de Deus, mas pecaram e quebraram a lei de Deus. Mesmo assim, Deus amou seu povo e enviou seu filho Jesus para morrer por seus pecados. Finalmente, Deus estabeleceu um reino por meio de Jesus que durará para sempre.
A Bíblia é o livro mais lido do planeta.
De acordo com o Wycliffe.net , até 2019, a Bíblia foi completamente traduzida para 698 idiomas, enquanto partes das Escrituras foram traduzidas para 3.384 idiomas no total. Nenhum outro livro chega perto em termos de traduções totais. Mas o que a Bíblia contém?
Neste post, explorarei o conteúdo e o tema principal da Bíblia, suas duas principais divisões e 66 livros, e explicarei por que, apesar de todas as objeções, ela ainda é a inerrante Palavra de Deus.
Conteúdo e tema principal da Bíblia
A Bíblia é uma coleção de 66 livros antigos, escritos por cerca de 40 autores diferentes e em 3 idiomas. Foi composta ao longo de 1.500 anos. A Bíblia contém vários estilos de escrita, incluindo narrativa, história, poesia, parábola, lei e profecia. A Bíblia é o livro de autoridade para a igreja cristã e é a Palavra de Deus ( 2 Timóteo 3:16 ).
Embora o conteúdo seja diverso, a Bíblia é, em última análise, a história de Deus e sua criação. Ela revela como homens e mulheres foram criados à imagem de Deus, mas pecaram e quebraram a lei de Deus (Gênesis 3 ). No entanto, Deus amou seu povo e enviou seu filho Jesus para morrer por seus pecados ( João 3:16 ). Finalmente, Deus estabeleceu um reino por meio de Jesus que durará para sempre ( Salmo 145:13 ).
Duas Seções da Bíblia: O Antigo e o Novo Testamento
A Bíblia é dividida em duas seções principais. A primeira seção é o Antigo Testamento ou Tanakh em hebraico (תַּנַ”ךְ). O Antigo Testamento foi escrito por profetas como Moisés, o Rei Davi, Isaías, Daniel e outros. Há 39 livros no Antigo Testamento, divididos em 4 seções:
Pentateuco / Lei: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio
Histórico: Josué, Juízes, Rute, 1 Samuel, 2 Samuel, 1 Reis, 2 Reis, 1 Crônicas, 2 Crônicas, Esdras, Neemias, Ester.
Poético: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos
Profético: Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel (Profetas Maiores); Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias (Profetas Menores)
A segunda seção da Bíblia é o Novo Testamento. O Novo Testamento registra os eventos históricos da vida de Jesus Cristo. Também descreve a igreja primitiva e inclui cartas a igrejas e indivíduos no século I d.C. Há 27 livros no Novo Testamento, divididos em 5 seções:
Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas, João
Histórico: Atos
Epístolas Paulinas: Romanos, 1 Coríntios, 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 Tessalonicenses, 2 Tessalonicenses, 1 Timóteo, 2 Timóteo, Tito, Filemom
Epístolas Gerais: Hebreus*, Tiago, 1 Pedro, 2 Pedro, 1 João, 2 João, 3 João, Judas,
Profético: Revelação
*Alguns estudiosos atribuem Hebreus a Paulo.
Outros livros na Bíblia?
O Antigo e o Novo Testamento são recebidos pelas três principais divisões da igreja cristã (protestante, católica e ortodoxa). Os protestantes limitam o número de livros do Antigo Testamento de acordo com os livros judaicos tradicionais possivelmente aceitos no Concílio de Jâmnia (90 d.C.).
No entanto, as Igrejas Católica e Ortodoxa aceitam mais livros da era do Antigo Testamento em comparação com as Protestantes. As tradições Católica e Ortodoxa aceitam esses livros "Apócrifos" ou os chamados "Deuterocanônicos", e isso pode ser uma área controversa nos círculos teológicos. O artigo do The Cripple Gate sobre " Por que esses 66 livros" deve ajudar a esclarecer algumas dessas questões.
Objeções à Bíblia?
Como observado acima, a distribuição da Bíblia é incomparável. Nenhum outro livro foi tão amplamente traduzido, lido ou acreditado. No entanto, nem todos acreditam na Bíblia. Os descrentes têm acusado a Bíblia de incluir coisas como contradições, ideias falsas sobre o mundo físico, histórias que violam leis científicas conhecidas e muito mais.
No entanto, esses desafios nem sempre são tão fortes quanto parecem à primeira vista. Cada desafio pode ser respondido diretamente ou, quando não pode ser refutado, há mais de uma maneira de interpretar o texto. É por isso que ainda afirmo que a Bíblia é infalível, inerrante e precisa em todos os assuntos que aborda.
O CARM.org reuniu um recurso incrível que aborda muitas das dificuldades que os críticos têm levantado contra a Bíblia. Se você tiver alguma dúvida sobre uma passagem específica, confira Dificuldades Bíblicas .
Próximo passo: leia a Bíblia
A Bíblia é o texto mais influente de toda a história da humanidade. Resistiu ao teste do tempo, a inúmeros ataques críticos e a uma série de outros ataques, mas continua sendo um dos livros mais respeitados do mundo.
Leia agora em BibleGateway.com .Não sabe por onde começar? Comece com o Evangelho de João .
Recursos
Bíblia Blue Letter: Resumo rápido de cada livro da Bíblia.Cripple Gate: Por que estes 66 livros?
Texto retirado do artigo: https://truthstory.org/blog/what-is-the-bible/ por Brandon Clay
Gostou? Compartilhe e ajude mais pessoas.
Comments